Uniformes

GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM BOTAS: COURO, CAMURÇA E OUTROS MATERIAIS

Cuidar bem das suas botas é a melhor maneira de mantê-las bonitas e fazer com que durem por muito mais tempo. Por isso, hoje preparamos um guia completinho, para ajudar você a limpar e armazenar suas botas de couro, camurça, nobuck e outros materiais! Confira:

Guia Completo de Cuidados com Botas: Couro, Camurça e Outros Materiais

Limpeza de botas de couro, camurça e outros materiais

Utilizar o método errado de limpeza pode danificar permanentemente sua bota, por isso precisamos ser cuidadosas na hora de deixá-las limpinhas. O que vai determinar como você deve limpá-la é, basicamente, o material em que ela foi produzida. Veja como limpar couro, camurça e mais:

Couro autêntico – Passe uma flanela macia levemente umedecida de forma bem delicada sobre a superfície para retirar a sujeira. A recomendação é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados que existem no mercado assim que eles sejam comprados, pois isto evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso. Sprays, graxas e pomadas próprias também evitam o ressecamento e o surgimento de rachaduras.

Couro sintético – A limpeza do couro sintético pode ser feita com uma espoja úmida e com algumas gotinhas de detergente neutro. Feito isso, utilize um pano úmido para retirar o detergente.

Couro com textura – Texturas diferenciadas, como de cobra ou croco, podem ser limpas com um pano macio seco ou uma flanela, para retirar as sujeiras que se acumulam nas texturas.

Verniz – Ao limpar o couro envernizado, evite qualquer material que possa riscar a bota – como escovas. Por isso, utilize panos macios e pouco umedecidos.

Camurça e Nobuck – A melhor maneira de como limpar camurça e nobuck é com uma escova própria para esse tipo de material – a escovação é feita a seco e deve ser feita sempre na mesma direção. Caso apareça uma mancha mais insistente, use produtos específicos para isso ou peça para que uma lavanderia especializada faça a limpeza. Lembre-se que a camurça é um dos materiais que mancham com mais facilidade, portanto, passar um impermeabilizante específico e cuidar com água nesse material, podem preservar ainda mais sua bota.

Guia Completo de Cuidados com Botas: Couro, Camurça e Outros Materiais

Lembre-se: O solado é área de principal acumulação de resíduos e pode ser limpo com um pano molhado. Limpe-o sempre antes de guardar suas botas.

Quando finalizar a limpeza, deixe a bota para secar à sombra, independente do tipo de material.

Como guardar suas botas

Para botas com cano longo, é importante que elas sejam guardadas sempre com o cano esticado, para isso você pode utilizar enchimentos específicos ou mesmo improvisados, como uma garrafa pet ou papel cartão enrolado. Botas over the knee, feitas em camurça ou veludo maleáveis, podem ser armazenadas com boia espaguete cortada na medida do cano.

As botas – tanto as de cano longo quanto as de cano curto – devem ser guardadas em lugares arejados, mas para evitar que elas fiquem expostas, mantenha-as em sacos de TNT ou na própria caixa (faça furos na caixa para que o calçado possa “respirar”).

Não esqueça de guardar suas botas sempre limpas e secas!

Fique de olho nessas dicas!

* A água não é a melhor amiga do couro, por isso evite utilizar esse material em dias de chuva;

* Caso sua bota molhe, utilize papel toalha para amenizar a umidade no interior dela. Evite jornais ou revistas, pois eles podem manchar o couro, quando em contato com água;

* Se você não conseguir fazer a limpeza em casa, procure um sapateiro ou até algumas lavanderias e lojas de calçados que realizem esse procedimento.

* Sempre utilize meias limpas com a bota, para evitar que o interior do calçado fique sujo;

* Não usar o calçado dois dias seguidos não é vaidade, pelo contrário, faz bem a sua bota, que ganha um dia para o couro “respirar”;

Você tem mais alguma dica em como guardar botas de couro ou em como limpar camurça e outros materiais? Não deixe de compartilhar com a gente através dos comentários.

 

Fonte: https://www.bottero.net/blog/dicas/guia-cuidados-botas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *